«Que teime
este grisalho burgo
com silhueta de alcantis
e torres onde canta o bronze-bronze
em derramar no mundo a febre
da sua gente, e o vigor
da planta que não larga a terra da raiz!
De independência é o seu perfil severo.
Independência os morros de granito.
Cada pedra ferida, cada gesto
- o povo unido é como pedra!»

Francisco da Cunha,
em «Ode ao Porto»

.Últimas Trips

. Resultados...

. INSERRALVES - Indústrias ...

. Maquetes

. Festival Anual Artístico ...

. Entrevista em Serralves

. Resultados...

. Visita à Casa da Música

. Praça Gomes Teixeira- Pra...

. Gastronomia: Papos de Anj...

. Gastronomia: Cabrito assa...

. Gastronomia: Francesinha

. Gastronomia: Arroz de Cab...

. Gastronomia: Caldo Verde

. Parque da Cidade

. Casa da Música

. Fundação de Serralves

. Resultados...

. CCC on the Road em video

. Desafio CCC

. Qualidade de Vida Urbana ...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007

Ranking das cidades

O jornal Expresso elaborou um ranking das 50 melhores cidades portuguesas de acordo com vinte aspectos, do qual retirámos um excerto dos 10 primeiros lugares, encontrando-se a cidade do Porto em 3º lugar, empatada com Évora.

 

 

 Fonte: "Classificação das melhores cidades portuguesas para viver em 2007" Revista Única, Expresso, 6 Janeiro 2007

 

 

 

A nossa cidade obteve melhores classificações nas rubricas:

 

- Acessibilidades - Face às más classificações em trânsito e sinalética, que são problemas característicos das grandes cidades, a elevadsa classificação nesta rubrica indica que a cidade do Porto possui boas acessibilidades.

 

-Oferta cultural - O Porto 2001 - capital europeia da cultura viabilizou a requalificação da cidade e o aumento da oferta cultural. Actualmente dispomos de vários espaços culturais, como museus, blibliotecas, teatros e edifícios como a Casa da Música, a Fundação de Serralves ou o Palácio de Cristal.

 

-Comércio - Como é natural numa grande cidade, predominam as actividades ligadas ao comércio, contando com os tradicionais mercados e a zona da baixa, e também os modernos centros comerciais.

 

-Relação com a água e a paisagem - Um dos elementos mais característicos da cidade do Porto é o Rio Douro, daí que esta seja a classificação mais elevada do estudo realizado pelo jornal expresso.

 

-Equipamentos desportivos - Paralelamente à oferta cultural, os equipamentos desportivos da cidade do Porto têm vindo a ser melhorados, existindo actualmente uma grande oferta de equipamentos deste tipo.

 

-Alojamento turístico - O Porto é um destino turístico bastante procurado, possuindo para tal efeito diversas infra-estruturas hoteleiras.

 

-Restauração - Com uma elevada classificação neste critério, o Porto é uma cidade que oferece um leque diversificado de restaurantes de excelência, sendo alguns inclusivamente uma marca da cidade.

 

-Equipamentos sociais - As infra-estruturas sociais têm vindo a ser melhoradas ao longo dos anos, fazendo da nossa cidade um espaço pensado para os seus habitantes.

 

-Património - O Porto é uma cidade com grande património, quer natural quer cultural. Monumentos de várias épocas fazem desta cidade um autêntico livro de história. O centro do Porto foi classificado em 1996 como Património Mundial da Humanidade.

 

-Capacidade de atracção estudantil -  Universidade do Porto é a maior universidade portuguesa, sendo constituída por diversas faculdades e outras unidades e organismos, geograficamente distribuídos na cidade do Porto. Não é, pois, de admirar a grande atracção que a cidade do Porto representa para estudantes de todo o país.

 

-Desempenho económico - Sendo uma grande cidade portuguesa, concentra nela uma significativa parte da actividade económica.

publicado por Trips à moda do porto às 20:28
link do post | comentar | favorito

.pesquisar