«Que teime
este grisalho burgo
com silhueta de alcantis
e torres onde canta o bronze-bronze
em derramar no mundo a febre
da sua gente, e o vigor
da planta que não larga a terra da raiz!
De independência é o seu perfil severo.
Independência os morros de granito.
Cada pedra ferida, cada gesto
- o povo unido é como pedra!»

Francisco da Cunha,
em «Ode ao Porto»

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Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008

Vinho do Porto - uma marca da cidade

 

 

O Vinho do Porto não é apenas «do Porto». A sua produção vai muito além da cidade que lhe dá o nome. Na verdade, apenas o seu envelhecimento e exportação são feitos a partir da cidade do Porto.

No entanto, apesar da sua produção se localizar na Região Demarcada do Douro, o Vinho do Porto é uma marca da cidade, reconhecida internacionalmente. O segredo para a fama mundial está selado num circuito de produção com séculos de tradição, e a exclusividade deste vinho é um factor que pode fomentar a valorização da cidade do Porto a nível mundial.

 Na promoção do Vinho do Porto no resto do mundo destacam-se os posters promocionais elaborados por vários produtores desde 1900. Pioneiros nesta forma de publicidade, a casa Ramos Pinto e a Sandeman são reconhecidos pelos seus cartazes no mundo inteiro.

 

Ramos Pinto

 

Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto depressa se fez notar pela sua estratégia de inovação apoiada na modernização dos circuitos de selecção, lotagem e envelhecimento e no especial cuidado que dedicou à embalagem e promoção dos seus vinhos. Hoje, a Casa Ramos Pinto, unida à Casa de Champagne Louis Roederer desde 1990, mantém esta forte tradição de inovação na investigação vitivinícola, nomeadamente no que diz respeito à selecção de castas, métodos de plantação e política de auto-aprovisionamento.

Adriano desenvolveu ainda um especial apreço pela arte em muitas das suas vertentes, entre elas a pintura, a música e a escultura, aplicando-as ao universo Ramos Pinto, criando assim uma das mais vastas colecções de cartazes publicitários do inicio do séc. XX.

 

Sandeman

The House of Sandeman foi fundada em Londres, em 1790, por George Sandeman.. A Sandeman foi das primeiras companhias a rotular e a publicitar os seus vinhos, levando ainda mais longe a sua  garantia de qualidade ao consumidor. O início de 1800’s marca também a internacionalização da Marca Sandeman e os seus vinhos são exportados para diversos países da Europa, América do Norte e do Sul, África e Ásia.
O “Don Sandeman” – com a sua capa negra do estudante português e "sombrero" espanhol – pintado em 1928 por George Massiot Brown, é uma das primeiras imagens de marca criadas no mundo. “The Don”, como é conhecido, faz parte das campanhas publicitárias e dos rótulos da companhia desde 1930, sendo reconhecido mundialmente como símbolo de prestígio e de qualidade. Jovem de mais de 75 anos, o “Don Sandeman” mantém toda a sua mística e atracção, sendo um dos ícones com mais elevado reconhecimento de marca no mundo das bebidas.

 

 

publicado por Trips à moda do porto às 16:39
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